segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PARTICIPAÇÃO SOCIOPOLÍTICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na próxima sexta-feira (1º/fev), às 9h, será realizada Audiência Pública sobre Participação Sociopolítica de Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá no   Ministério Público do Trabalho no Ceará – MPT-CE (Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região), localizado na Av. Almirante Barroso, 466, Praia de Iracema, Fortaleza-CE. 
Por ocasião da audiência pública será uma lançada campanha nacional para coleta de assinaturas de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que disporá sobre o direito de participação de crianças e adolescentes em espaços de convivência e de formação cidadã.  O anteprojeto de lei foi submetido a consulta pública no período de 5 a 26 de fevereiro. As contribuições apresentadas foram incorporadas ao texto inicialmente proposto e publicadas no blog do projeto

A iniciativa é do Comitê Nacional, em parceria com os Comitês Estaduais e Municipais de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti, Ceapeti e Comapeti) e demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 


De acordo com o artigo segundo do projeto de lei considera-se participação sociopolítica "o direito que toda criança e adolescente têm de participar dos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação das políticas públicas".


Já o artigo 3º estabelece que a participação será assegurada por meio de "movimentos, grêmios estudantis, conselhos, comitês, fóruns, reuniões, dentre outros espaços de discussão e deliberação, nos quais as crianças e adolescentes tenham assento e possam expressar livremente suas opiniões e vê-las levadas em consideração".


Crianças, adolescentes, jovens, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SDGCA), autoridades  e cidadãos em geral de todo o Brasil estão convidados para atuar como mobilizadores do Projeto de Lei da Participação. 

O papel dos mobilizadores consiste na coleta de assinaturas de apoio ao projeto de lei de iniciativa popular. Qualquer pessoa pode participar como mobilizador voluntário, mesmo que não tenha título de eleitor, porém apenas eleitores podem assinar a lista de apoio ao projeto de lei.
O primeiro passo para ser mobilizador é se cadastrar, preenchendo o formulário mobilizadores. A partir de 1º de fevereiro  será disponibilizado um modelo de lista de assinaturas como base no Regimento Interno da Câmara dos Deputados.
O mobilizador imprimirá a lista de assinaturas, assinará e pedirá a seus familiares e amigos para assinarem. Em seguida, entregará a lista assinada no órgão ou entidade de seu município definido como local para centralizar o recebimento.
O nome e endereço do órgão será cadastrado neste link, à medida que for sendo definido pelos mobilizadores locais, ou informado através do e-mail conapeti@gamil.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário